sábado, 4 de dezembro de 2010

Um olhar sobre a cidade







Alcântara começa a se revelar para si mesma e para o mundo.
É o lançamento, nas históricas ruínas da Praça da Matriz, do Projeto Alcântara Phantástica, uma iniciativa de educação patrimonial patrocinada pelo IPHAN e coordenada pelo designer e arte-educador Ghustavo Távora, com o apoio de colaboradores e de artistas convidados.

Através de oficinas de fotografia criativa e vídeo experimental, jovens e professores locais estão despertando para uma forma diferente de olhar e de melhor compreender a sua própria realidade, utilizando as ferramentas de comunicação disponíveis para descobrir, registrar e difundir o que faz de Alcântara uma Cidade-Monumento, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1948.

Com essa primeira grande Mostra Coletiva de Artes, o Projeto pretende colaborar para fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade e a visão da cidade como um bem comum. O momento não poderia ser mais apropriado quando Alcântara se prepara para viver saltos planetários em direção ao futuro, com a nova etapa de expansão do Centro Aerospacial instalado a poucos quilômetos do centro histórico da cidade, que guarda um pedaço importante da memória nacional e, por isso mesmo, é considerado patrimônio de todos os brasileiros.

Nas imagens acima, fotoartes produzidas por Flau, Viviane, Hiago e Fernando, a partir de imagens feitas por participantes das oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário